A 3.ª e última fase da Casa do Juiz, na estrada de Bencanta, em Coimbra, foi inaugurada no dia 01/07/2018, 20 anos depois da fundação desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
A inauguração teve a participação do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, juiz conselheiro António Henriques Gaspar, e do presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses e da Casa do Juiz, juiz desembargador Manuel Ramos Soares.
“Sonhada há mais de 20 anos”, como referiu o juiz desembargador Luís Azevedo Mendes, e apesar do projeto já se encontrar a funcionar há alguns anos, ficaram agora concluídas as obras de requalificação e ampliação das instalações situadas em Bencanta.
Esta IPSS surgiu em 1997 para ir ao encontro de necessidades sociais e culturais dos juízes. António Henriques Gaspar, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, recordou os que estiveram na origem do projeto, ao referir-se a eles como visionários e empreendedores.
O juiz conselheiro Armando Pinto Bastos, que veio a falecer antes da inauguração do espaço, teve um papel decisivo na origem da Casa do Juiz. Esta foi “o sonho lindo de Pinto Bastos”, referiu António Henriques Gaspar, afirmando que foi para si um modelo de juiz: solidário, competente, empenhado na defesa dos mais desfavorecidos e dos valores da liberdade.